SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL


Observe a imagem:

Disponível em: https://www.trevothl.com.br/blog/secar-as-maos-com-papel-ou-secador-o-que-e-mais-higienico/

Um simples ato de enxugar as mãos, faz com que uma unidade funcional seja selecionada em termos de um número idêntico de pares de mãos enxugadas por ambos os sistemas sendo ele o papel e um secador. Sobre a utilidade dos sistemas apontados, julgue as assertivas:

I. Para ambos os sistemas, é possível compilar um inventário de entradas e saídas com base nos fluxos de referência.

II.  No nível mais simples, no caso da toalha de papel, isto estaria relacionado ao papel consumido.

III. Para cada sistema, é possível determinar o fluxo de referência, por exemplo, respectivamente, a massa média de papel ou o volume médio de ar quente necessários para secar um par de mãos.

IV. No caso do secador a ar, seria a massa de ar quente necessária para secar as mãos.

A alternativa correta está em:


a. I, II, III, IV.


b. I, III.


d. II, III.


c. I, IV.


e. III, IV.

Vivemos em um mundo constante de transformações, sejam elas positivas ou negativas para o meio ambiente, principalmente em relação as mudanças climáticas e emissões de CO2. A NORMA ISO 14040, precisamente a ACV é de fundamental importância em todo esse processo de gestão ambiental. Portanto uma ACV pode ser definida como:


e. Todas as asserções estão corretas.


b. Uma única técnica de gestão ambiental que pode ser considerada como mais apropriada em todas as situações independentemente da situação apresentada.


a. Uma entre várias técnicas de gestão ambiental (por exemplo, avaliação de risco, avaliação de desempenho ambiental, auditoria ambiental e avaliação de impacto ambiental) e pode não ser a técnica mais apropriada para todas as situações.


d. Várias técnicas de gestão ambiental que tem como objetivo único executar somente auditorias ambientais.


c. Uma isolada técnica ambiental que tem como propósito avaliar o desempenho ambiental de uma determinada empresa.

A figura demonstrada a seguir, nos mostra a Estrutura da avaliação do ciclo de vida.

Para que a estrutura da imagem fique completa, a figura 2 demanda a ação de:


b. Habilidade de planejamento. 


e. Análise de impacto. 


a. Análise de inventário. 


d. Preposição de inventário. 


c. Ciclo de vida intermediário. 

A Gestão Ambiental não parou de evoluir no cenário mundial.  O Relatório de Brundtland e a Eco 92, influenciaram bastante esse processo de evolução. Dentro desse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As empresas começaram a entender que a conservação da natureza não era importante somente para cumprir a lei, ela ajudava também a atrair clientes.

PORQUE

II. Diversas organizações perceberam que conservar a natureza poderia ser uma espécie de propaganda positiva e passaram a investir no marketing verde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


e. As asserções I e II são proposições falsas.


a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As mais variadas organizações perceberam que conservar a natureza poderia ser uma espécie de marketing para atrair seus clientes. A maioria delas adotou o marketing verde, que tem como principal propósito: 


a. Conquistar o consumidor que se importa com o impacto ambiental de suas compras. 


c. Promovendo o marketing verde, nada influencia diretamente nas compras de um consumidor preocupado com as questões ambientais.


b. Afastar cada vez mais os consumidores de determinadas organizações.


d. As organizações não precisa se preocupar com a preservação do meio ambiente, afinal de contas temos recursos naturais abundantes que jamais serão esgotados.


e. As organizações se preocupam com a preservação do meio ambiente simplesmente para cumprir as legilações ambientais.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa

Estamos vivendo um período de transformação. Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos, têm exigido mudanças significativas no modo de gerir as organizações. Com a globalização, os clientes, agora com uma variedade maior de opções, começaram a escolher mais, em função, principalmente, da relação qualidade-preço dos produtos e serviços oferecidos, que gerou competitividade entre as empresas. Nas últimas décadas, as organizações têm buscado, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados, o que está diretamente relacionada com a gestão de qualidade. O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. As empresas são sistemas abertos, integrantes de ecossistemas complexos, que interagem e são dependentes. Para gerir estes sistemas é preciso planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma eficaz e eficiente, por meio de métodos e ferramentas adequadas [...] (FRANCISCO, 2011).

FRANCISCO, Leonardo. Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa. In.: Site Administradores. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2020.

Considerando o contexto apresentado e sabendo que o método PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

I - Organizar as atividades e garantir que elas sejam executadas dentro dos prazos pré-estabelecidos e distribuí-las pelos responsáveis são tarefas fundamentais no processo de planejamento.

PORQUE

II – No ciclo PDCA a princípio, deve-se verificar, ou seja, identificar e analisar o problema, estabelecer metas e traçar um plano de ação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 


d. as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


e. as asserções I e II são proposições falsas.


b. as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


c. a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


a. a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

O que fazer em Riviera de São Lourenço na temporada?

Riviera de São Lourenço é, na verdade, um bairro planejado dentro do município de Bertioga, que começou a ser construído em 1979. Hoje, ele possui a certificação internacional ISO 14001, atribuído aos empreendimentos que são desenvolvidos de forma ordenada, com respeito ao meio ambiente, geração de renda e apoio à comunidade (PORTAL TERRA, 2020).

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/o-que-fazer-em-riviera-de-sao-lourenco-na-temporada,f1aa523cbbde07f209c5a5769b391a4aet3pej1h.html. Acesso em: 25 abr. 2020.

A reportagem mostra a importância do SGA em locais turísticos, como Riviera de São Lourenço. Considerando a importância e os objetivos do SGA, avalie as afirmativas a seguir.

I – A ISO 14001 não é aplicável a qualquer tipo de organização.

II – A ISO 14001 não proporciona ganhos econômicos.

III – O foco principal é a melhoria do desempenho ambiental.

IV - A aplicação da norma depende de fatores como a política ambiental da organização.

É correto o que se afirma em:


e. I, II, III e IV.


a. III e IV apenas.


d. II, III e IV apenas.


b. I e II apenas.


c. I, II e III apenas.

A princípio, a preocupação com o meio ambiente mobilizou as Organizações Não Governamentais – ONGs. Com o tempo, porém, se tornou uma necessidade de saúde socioambiental, e mesmo econômica, tornando-se estratégica em negócios institucionais como da União Europeia, um bloco econômico.

“Até o Parlamento Europeu já criou seu próprio SGA. Foi assim que nasceu o EMAS (Eco Management and Audit Scheme) – como ficou conhecido o sistema de ecogestão e auditoria da União Europeia. No início ele só servia de modelo para o setor industrial. Com o tempo, o EMAS também virou referência para empresas de qualquer ramo”. (CURI, p. 59).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:

I. É muito tranquilo para as empresas da UE adquirirem o selo EMAS. A facilitação ocorre para incentivar o comércio, por meio da utilização do selo eco, já que os clientes europeus são facilmente enganados.

II. O SGA europeu é bastante rigoroso tendo, por isso, servido de base para a ISO 14001. O EMAS, por exemplo, parte do princípio de que as empresas devem prevenir e não remediar a poluição.

III. Para adquirir o selo EMAS, uma das bases avaliativas está na participação de todos os departamentos da empresa, que devem se engajar para que a sustentabilidade realmente aconteça.

É correto o que se afirma em:


b. I, apenas.


a. II e III, apenas.


c. III, apenas.


e. I, II e III.


d. I e II, apenas.

Segundo a Câmara de Comércio Internacional (ICC), instituição especializada em trocas comerciais, se as empresas não quiserem perder vendas, elas precisam se tornar sustentáveis. Para auxiliá-las nessa missão, a ICC criou 16 princípios, baseados em abordagem estratégica, para o desenvolvimento da gestão ambiental. Com base nas recomendações da ICC, analise as assertivas a seguir:

I. A construção de um Sistema de Gestão Ambiental é dever da empresa, que deve contratar pessoas especializadas no assunto, sem contar com a participação dos funcionários da própria empresa.

II. A responsabilidade social deve ser considerada na elaboração do SGA, pois, a organização não deve se eximir da responsabilidade sobre os impactos negativos de suas atividades nas comunidades em que operam.

III. A Gestão Ambiental não deve adentrar todos os departamentos de uma empresa, prejudicando seu crescimento, mas deve ter uma salinha nos fundos da organização somente para essa finalidade.

É correto o que se afirma em:


c. I e II, apenas.


b. III, apenas.


e. I, II e III.


a. II, apenas.


d. II e III, apenas.

Ao estudar a Norma ISO 14020 de Rotulagem Ambiental, teremos contato também com a expressão “selos verdes”, que aparece no setor produtivo como um alerta quanto aos consumidores e as organizações de defesa do meio ambiente de forma geral. Os chamados “selos verdes” são importantes devido:


c. Os selos verdes não estabelecerem idoneidade do produto a ser comercializado e consumido.


d. Ao desenvolvimento de mecanismos que não demonstram a qualidade dos produtos certificados para o consumo. 


b. A inoperância da eficiência dos selos verdes para o mercado consumidor.


e. Apresentarem informações do produto que apresentam maior impacto no meio ambiente.


a. Ao desenvolvimento de mecanismos que garantam a seriedade e a qualidade dos produtos certificados para o consumo.

Páginas: 12